Especialistas ensinam técnicas e dão dicas que prometem deixar fios lisos por mais tempo.
Fonte: R7 Entretenimento | Por Maria Beatriz Sant'Ana | Editado por Solange Nakatani
Cabelos disciplinados por mais tempo é o sonho de grande parte das mulheres. Mesmo com diversos produtos e serviços disponíveis no mercado, nada como segredos de bastidores dos salões para ajudar a preservar o "efeito chapinha".
Além da escolha dos produtos – para escova são indicados cremes ou gel e, para chapinha, produtos líquidos –, há dicas para manter a elasticidade dos fios por mais tempo, como explica Célio Silva, cabeleireiro do salão A&J Stadium:
- Depois de fazer a escova, a dica é jogar jatos de ar frio com o secador imediatamente após o vento quente. Esse truque evita que os fios fiquem arrepiados e com volume em excesso.
Técnicas caseiras também ajudam na durabilidade do alisamento. Edlaine Souza Baim, professora da Escola de Cabeleireiros Teruya, dá as dicas:
Profissionais dão dicas caseiras para manutenção da chapinha e da escova (Foto: Getty Images)
Técnicas do passado
Famosa nos anos 1970, a touca fez a cabeça das mulheres literalmente. A técnica, que consiste em esticar e enrolar os fios ao redor da cabeça como se fosse um turbante, promete voltar com tudo. Além de alisar, ainda serve como auxiliar na manutenção. Robson Trindade, do salão Red Door, comenta o truque:
- A touca é uma forte tendência. As mulheres não querem mais aquele cabelo extremamente liso, e a touca dá um certo movimento. Para fazer a técnica, deve-se dividir os cabelos no topo e enrolar os fios, dando voltas na cabeça. Depois de um tempo, repete-se o processo invertendo o lado que os fios foram enrolados.
O tipo de fio também influencia na duração do alisamento, como explica Haroldo Nonaka, da Escola Superior de Cabeleireiros Nonaka, em São Paulo. Segundo o profissional, um bom alisamento começa na lavagem, que deve retirar o excesso de gordura dos cabelos oleosos ou garantir a hidratação para os fios secos.
- Depois de lavar e secar, é importante evitar umidade, não passar muito a mãos nos fios para prolongar o efeito liso e dos produtos. Quem tem cabelo longo, deve ajeitar os fios antes de dormir, esticando-os no travesseiro, para não deitar sobre eles.
Já quem tem fios curtos, a dica é proteger com um lenço na hora de dormir.
Atitudes simples, como mudar o tecido da fronha, podem prolongar o efeito liso (Foto: Getty Images)
Já que a noite é o momento decisivo para manutenção dos fios, a cabeleireira Meire Carriel, do Lo Studio Panamby, ensina outro truque:
- A mulher deve optar por uma fronha em seda. Quem não tiver, pode enrolar o travesseiro em uma camisola com tecido bem mole.
Isso evita que os fios fiquem marcados. O algodão é um tecido mais áspero, que pode quebrar os fios ou embaraçá-los. O tecido mole não oferece resistência aos fios, evitando frizz.
Para finalizar, Fabio Nogueira, da Escola Capa de Beleza, também indica a touca e completa:
- Use um relaxante temporário, um defrizante. Descanse os fios usando bobe e faça a tradicional e clássica touca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário